Bruxismo : Como a Harmonização Orofacial pode auxiliar?

O bruxismo é caracterizado pela atividade muscular mastigatória parafuncional que provoca transtorno involuntário e inconsciente de movimento, caracterizado pela compressão excessiva e/ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o sono ou vigília.


Constitui um dos mais difíceis desafios para a odontologia. Atualmente, não existe nenhuma estratégia específica, tratamento único ou cura para o bruxismo. Essa dificuldade de tratamento se dá principalmente pelo fato de que as causas do bruxismo ainda não foram totalmente compreendidas.


Recentes avanços mostram que o bruxismo é causado por altos níveis de atividade motora na musculatura da mandíbula centralmente mediados, indicando que a redução da atividade muscular induzida pelo uso da Toxina Botulínica pode ser benéfica nestes casos.


A aplicação de toxina botulínica tipo A reduz o número de eventos de bruxismo, provavelmente pela diminuição da atividade muscular periférica sem apresentar uma ação sobre o sistema nervoso central.


É importante ressaltar que o “Botox” ajudará e muito a fisiologia muscular e a sobrecarga sobre os dentes, porém é verdade que em 6 a 8 meses faz se necessário nova aplicação e manutenção do procedimento.


Ainda, a aplicação de toxina botulínica não substitui o uso da placa oclusal miorrelaxante e sim complementa o tratamento sendo eficientes na redução de dor e melhora da qualidade de vida.

#toxinabotulinica #bruxismo #DTM #dororofacial #harmonizaçãofacial #harmonizaçãoorofacial #rejuvenescimento #beleza #esteticafacial #fiquelinda #rugas #dicadebeleza #portoalegre

8 visualizações

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 33 / 605 - Menino Deus, Porto Alegre-RS

Telefone: (51) 3093-3303 - Whatsapp: (51) 98290-0207

Email: niellisouza@gmail.com

  • Instagram Dra. Nielli Souza

ENVIE SUA MENSAGEM

Todos os direitos reservados à Niélli Souza - Criado por Trigo MKT