top of page

Bioestimuladores de Colágeno

Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de muitas pessoas que buscam ficar de bem com o espelho. A partir dos 30 anos de idade, nosso corpo passa a perder colágeno - proteína responsável pela firmeza, sustentação e elasticidade da pele - o que resulta em rugas, perda do contorno facial e flacidez cutânea.

Os bioestimuladores de colágeno injetável, são substâncias totalmente absorvível pelo nosso organismo. Quando aplicado sob a pele estimula a produção de colágeno, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez para as regiões do rosto, abdômen, braços ou qualquer outra área tratada.





PROCESSO DO ENVELHECIMENTO


A perda de colágeno começa a partir dos 30 anos de idade e segue reduzindo cerca de 1% ao ano. Com essa degradação natural das fibras de colágeno, a pele fica mais frágil e menos elástica, ou seja, mais flácida.

Com a queda gradual na produção de colágeno, essa substância é substituída por outro tecido. E a gente percebe quando isso acontece: a pele fica flácida, as rugas aparecem, os cabelos ficam mais finos e as unhas enfraquecem.


QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DA APLICAÇÃO DE BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO?


Diante da queda de colágeno em nosso corpo, os Bioestimuladores são um grande aliado para gente. Eles podem ser aplicados na face, pescoço e colo, além de ter efeitos excelentes para braços, abdômen, glúteos (bumbum) e coxas, ajudando a diminuir a flacidez e celulite nessas regiões. Os principais tratamentos com eles são:

■ Aumento de áreas fundas e deprimidas da pele e especialmente áreas de flacidez.

■ Flacidez da pele.

■ Flacidez corporal, como flacidez das mãos, flacidez dos braços e axilas, flacidez abdominal (flacidez na barriga após emagrecimento ou pós gravidez), flacidez do bumbum e das coxas.

■ Flacidez do pescoço e do colo.

■ Volume no sulco nasogeniano e labiomentual.

■ Perda da gordura facial (lipoatrofia)


BENEFICIOS EM CADA ÁREA


Os benefícios desse tratamento são vários, dentre eles a biocompatibilidade com a pele, o que evita reações alérgicas. Além disso, trata-se de um produto que é absorvido ao longo do tempo, não fica acumulado no seu corpo.

■ Na face, faz com que o colágeno seja mais produzido, aumentando a espessura da pele, suavizando as linhas de expressão e marcas, como pé de galinha. Além disso, ele corrige o contorno do rosto, de acordo com o seu objetivo.




■ Nos braços ele reduz o enrugamento e a flacidez da pele, na região escolhida para aplicação.

■ No abdômen ele torna a pele mais firme, especialmente depois do parto ou de um pós-operatório.

■ Nas coxas ele auxilia a reduzir a flacidez na parte interna da região.

■ Nos glúteos ajuda a aumentar o volume e corrigir desníveis, também reduzindo a flacidez, estrias e celulite.





OS EFEITO DOS BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO DURAM QUANTO TEMPO?


Em relação aos resultados, o colágeno que é formado pela aplicação tem durabilidade de 18 a 24 meses, que comparados a outros produtos os resultados são bastante duradouros.


QUANTAS SESSÕES EU PRECISO FAZER?


Os efeitos de cada sessão são percebidos após seis semanas da aplicação. O número de sessões necessárias varia com cada pessoa e tratamento a ser realizado. Em alguns casos apenas uma sessão é o suficiente, principalmente quando estamos apenas fazendo uma manutenção, mas a maioria dos casos precisa de pelo menos 3 sessões. O intervalo entre as sessões é de 4 a 6 semanas.


COMO É FEITA A APLICAÇÃO?


Eles são aplicados na pele através de uma fina agulha. A técnica é sem dor pois o produto contém anestésico na sua preparação e antes da aplicação é feita anestesia local.


QUAL ASPECTO DA PELE DEPOIS DE TER APLICADO BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO?


Assim que é feita a aplicação a pele fica um pouco avermelhada e com um pouco de edema (pequeno inchaço). Esses efeitos melhoram, na maioria das vezes em poucas horas, em casos raros pode chegar a uns 2 ou 3 dias. Pode ocorrer também a formação de pequenos hematomas ou equimoses, que também melhoram em poucos dias. A aplicação não impede o trabalho, assim pode retornar às suas atividades habituais no outro dia.


QUE CUIDADOS DEVO TOMAR DEPOIS DE REALIZAR A APLICAÇÃO?

Após a aplicação você precisa massagear as áreas tratadas, pelo menos por 5 minutos, duas vezes ao dia, por 7 dias. O profissional irá te orientar nesse sentido. É bom que se evite o sol e a exposição UV após o tratamento.


CONTRAINDICAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DE BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO


É um procedimento bastante seguro, mas, como qualquer outro procedimento estético, ele apresenta algumas contraindicações. Esse tratamento não deve ser feito por mulheres gestantes ou lactantes, pacientes que tenham feito preenchimento definitivo na face, que apresentem espinhas ou processos infecciosos no local de aplicação e que tenham doenças relacionadas ao colágeno.


O QUE AS PESQUISAS REVELAM:


Mas o que o faz ser tão requisitado é a quantidade de estudos e pesquisas que reforçam a qualidade dos Bioestimuladores de Colágeno, oferecendo a segurança necessária na hora da aplicação. Dentre eles, podemos levantar alguns dados:

■ 80% classificam os Bioestimuladores como bom ou excelente depois de 2 meses, de acordo com Brown SA et al. Plast Reconstr Surg 2011;

■ 100% dos pacientes recomendariam os bioestimuladores de colágeno injetável a um amigo, segundo Mest DR e Humble G. Dermatol Surg 2006.

■ Há estudos que comprovam a sua eficácia desde 1999, quando desenvolvido e aprovado para uso estético no mercado europeu.




36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Tem alguma dúvida? Escreve pra gente.
bottom of page