top of page

Erosão dentária ou Perimólise

Este breve texto é voltado para pessoas que têm o hábito de beber muita água com limão. Leia e veja o que esta prática diária pode causar aos dentes.


A erosão dentária associada ao limão pode ser um péssimo hábito para sua saúde bucal. A acidez demasiada causa desgaste da camada externa dos dentes. Ingerir diariamente aquela água com limão promove a perda do esmalte dentário causando sensibilidade, descoloração, arredondamento dos dentes e inclusive dor, em determinados casos.



Como a maioria deve saber, o limão é rico em nutrientes, vitaminas e uma lista infindável de benefícios, mas o que poucas pessoas sabem é que ele só começa a ter efeitos benéficos quando é metabolizado pelas células. É nesse momento que o PH (Potencial Hidrogeniônico) ácido muda para alcalino e, então, passa agir positivamente. O problema está no caminho até chegar ao metabolismo: o limão é muito ácido.


Considerando a natureza irreversível da erosão, como prevenir?


>> Uma dica valiosa para quem não consegue dispensar a limonada é ingeri-las com canudo, minimizando o contato da acidez do suco com a superfície dentária e sempre ENXAGUAR a boca com água após a ingestão.


>> Também é indicado esperar 30 minutos para escovar os dentes depois de consumir ácidos, evitando, assim, a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda amolecida do dente. Não é necessário ter mão pesada, a delicadeza é uma boa pedida.


>> Outras recomendações para evitar a degradação são: evitar bochechar a bebida antes de engolir e também evitar consumir bebidas ácidas antes de dormir, quando os efeitos protetores da saliva estão reduzidos.

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Tem alguma dúvida? Escreve pra gente.
bottom of page